Quarto: Não se deite com fome, mas também não coma demasiado ao jantar.

Quinto: depois de apagar a luz, volte-se para o lado que lhe dá mais jeito e durma. Se passado algum tempo continuar com a mania, isto é, mania, que não consegue dormir, volte-se de barriga para cima, abra os olhos e olhe para o tecto. Sempre que os feche, volte-os a abrir até eles se cansarem. Eles fazem o resto.

Sexto: se não der resultado, deixe os pensamentos tristes, as preocupações, as dívidas. Se é casado ou casada converse um pouco e dê largas ao amor. Com esta terapia não há preocupações que resistam.

Se vive solitariamente pense numa coisa de loucura e de prazer. Sempre que o pensamento se queira desviar para a tristeza volte a insistir na folia, ou em algo que lhe agrade, mas só durante 50 ou 60 segundos. Em seguida, olhos bem abertos e sem pensamentos preocupantes. Eles fecham-se por si.

Sétimo: mesmo assim não dorme?

Se não dorme é porque não experimentou nenhuma destas regras.

Para terminar peço-lhe desculpa da palavra que vou aplicar. Não tenho outra alternativa:

Aquilo que lhe acontece é pura casmurrice da sua parte.

Ainda não pensou que a sua vida não é mais que um suspiro no tempo e que depois só vai ter uma remota oportunidade para cá voltar.

São milhões de anos debaixo da terra.

Vá por mim; deixe as preocupações, as tristezas. Goze a vida. Todos os problemas se resolvem, mas para que isso aconteça é preciso ter a cabeça fria, alguma coragem, e dormir calmamente.

TANTAS DESCULPAS PARA UMA SÓ CABEÇA

As mulheres têm quase o exclusivo das dores de cabeça. As estatísticas dizem que andam muito perto dos 90 por cento. Por isso, minha querida amiga, se lhe dói a cabeça contente-se porque não está sozinha.

Em cada 100 homens e mulheres que existem no mundo, as mulheres que se queixam de dores de cabeça são 90 e os homens só 10. Nas dores de cabeça, e não só, como verá mais adiante, o sexo forte perde a uma grande distância.

Desde que o ser humano decidiu viver em comunidade, essa decisão acabaria por lhe trazer grandes vantagens mas também, como é óbvio, grandes inconvenientes. E entre os menores, vieram as dores de cabeça provocadas pelos motivos mais disparatados. Desde o já " não te posso ouvir". " A minha cabeça não aguenta" até à menstruação, tudo é culpado pela enxaqueca.

Às vezes, a enxaqueca também serve para muitas desculpas. " Hoje não. Estou com uma dor de cabeça insuportável. Hoje, nem pensar!"

É a cabeça que fica com as culpas e às vezes não é mais do que uma óptima desculpa para evitar aquilo que não nos apetece fazer.

As dores de cabeça têm as mais diversas origens. Tanto em casa, como fora dela, as enxaquecas aparecem sem se fazer anunciar, a menos que estejamos distraídos, que façamos só o que nos apetece e que possamos rir à vontade, aí não há enxaqueca que apareça..

Uma boa gargalhada todos os dias é o melhor para esconjurar as dores de cabeça.

A grande maioria das pessoas não sabe porque lhe dói a cabeça. Dói-lhe. E para acalmar esta louca que se queixa sem motivo aparente, toca de encharcar o corpo com analgésicos. As dores de cabeça passam momentaneamente, mas se elas continuam e os analgésicos também é certo e sabido que uma dor de cabeça, quase inofensiva, pode dar origem a gravíssimas lesões renais.

Não me consta que alguém tenha morrido com dores de cabeça. Mas uma lesão renal irreversível é passaporte, quase certo, para o jardim das tabuletas.

Uma das prevenções para as dores de cabeça é aproveitar as saídas à rua para inspirar (fundo) só pelas narinas e também respirar pelas narinas. Esta oxigenação é bastante salutar e de carácter preventivo.

Acredita-se, que frequentes dores de cabeça, sejam uma consequência das oscilações do humor e que nelas entrem factores emocionais e psicológicos, que dando origem a sentimentos de grande euforia ou de depressão, causem enxaquecas dolorosíssimas e deitem abaixo o paciente que se deixou cair na armadilha, que o subconsciente lhe preparou.

As principais vítimas destas dores de cabeça são as mulheres, no momento da menstruação.

Outras pessoas sofrem de enxaquecas porque pretendem atingir a máxima perfeição nesta vida.

Qualquer deslize, qualquer palavra que julguem que pode prejudicar, ofender ou fazer perder tempo a outrem, lhes faz uma confusão tremenda e isso é suficiente para os prostrar com uma dor de cabeça, suores excessivos, perturbações cardíacas, dificuldades digestivas. Enfim, um mundo de problemas que, às vezes, estão escondidos ou num problema sexual ou num desgosto de amor.

As dores de cabeça têm sido consideradas consequência de factores psicológicos e emocionais e por isso, muitos pacientes, são encaminhados para os serviços de psicoterapia.

As dores de cabeça têm as mais variadas proveniências, embora as mais graves sejam as de foro emocional e as de carácter psicológico.

Todos sabemos que o barulho, a fadiga, os nervos, o stress, as conversas repetitivas, chatas e sem interesse, são também a origem das cefaleias, nevralgias, enxaquecas ou dores de cabeça como lhes queiram chamar.

Como já lhe referi, desde que o ser humano decidiu viver em comunidade e usufruir dos prazeres desta vida, teve também de se sujeitar às consequências. Elas vêm na forma de dores de cabeça.

A poluição vai destruindo as nossas defesas.

É a falta de oxigénio na "caixa" que põe as células nervosas do cérebro aos "pulos".

Os enlatados, os congelados, que contém corantes, conservantes ou outros produtos químicos são também causadores das dores de cabeça.

E a fome? O álcool em excesso? E o tabaco? São autênticos quebra-cabeças, para a dita cuja, que fica perdidinha de todo se não a poupam e a tratam com carinho.

E o calor? A insolação? As insónias? Os dentes? Tudo causas de dores de cabeça.

Mas há mais. Se sofre de alergias é dor de cabeça pela certa.

Sempre que passe a ponta do nariz por onde não deva, lá vem ela. Eu costumo dizer que o melhor é deixar de ser alérgico, esquecer que o é, e esfregar o nariz mal chega a comichão.

Depois há aquela dor de cabeça de tipo sexual.

É escusado. Por mais que se queira evitar, ela aí está a estragar a festa.

O ESCONDERIJO DAS NOSSAS RECORDAÇÕES

Muitas destas dores de cabeça ou enxaquecas têm origem na infância, na adolescência e na juventude. É aqui que as dores de cabeça mais graves e mais difíceis de eliminar se situam.

Pagina Inicial - 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

18 19 20 21 22 23 24 25