O NÓ

I think Portugal rates as one of the most picturesque countries in the world…

To Portugal – I would wish all good things – to equal the goodness and the kindness of her people.

J. GERALD HOOPER


As linhas que sem pretensões dedico a Portugal tiveram agora a sua primeira ebulição por conhecer quão transitória é a vida e quantos abismos nos apresenta.

Tive medo, tive medo, apesar dos meus vinte e poucos anos de desaparecer de um momento para o outro, legando-lhe somente o vazio e o fútil da minha mal passada existência.

Quando nos espaços em que me sinto eu, penso quanto á fiz, quanto já realizei, só oiço lamentações interiores. Contudo, uma esperança me tem saciado: a ânsia de O ver próspero, de O sentir mentor nos escritos, nas obras de arte, na maneira como encaminhará os problemas sociais, no modo como o povo será feliz dentro Dele, maravilha da natureza, maravilha de contrastes, maravilha de colorido.

O que agora entrego, não é coisa alguma. Nada comparado com o que espero dar. Mas como escrevi, sai este pequeno opúsculo para testemunhar como pode contar comigo em todos os campos, que sendo sentimental como é quase todo o povo Português, que tendo os meus anacronismos, filhos talvez de uma tradição que parece não nos querer deixar, Lhe dou um pouco de levedura que hei-de misturar nessa massa, penso estarmos fermentando para oferecer.

Confio em Ti e nos mestres. Que Tu, assim como eles, saibam o caminho mais recto e mais justo que devem seguir e, todos unidos seremos o verdadeiro Portugal.

J. C. S.
1961

Página inicial - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 -7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - 17