DAS PICOAS A BENFICA E

REGRESSO PELO CAMPO GRANDE

Muito perto do Marquês de Pombal e quase em frente do Hotel Sheraton e da Maternidade Alfredo da Costa, com o Metro Picoas a servir-lhe de apoio fica um dos mais interessantes museus; Dr. Anastácio Gonçalves, não só pela casa que o alberga mas pelo acervo que o compõe; mobiliário valioso e interessantíssimo, porcelana das dinastias Song, Ming, Wanli, colecção de relógios, tapetes, moedas, medalhas, bronzes, pintura portuguesa do século XIX. Tudo numa interessante casa mandada construir pelo pintor José Malhoa. Tem um pequeno café restaurante. Av. 5 de Outubro, 6 Tel. 213540823.

Entre depois na zona de S. Sebastião da Pedreira. Aqui fica a Igreja do mesmo nome. Caso necessite de apoio jurídico e pretenda investir em Portugal tem ali bons escritórios de advogados como por exemplo o de Dr. Manuel Machado e Associados, tel. 21 383 97 30 e assim instalar-se, da melhor maneira, neste país, que o receberá de braços abertos.

Um pouco mais à frente, a Fundação Gulbenkian e o Centro de Arte Moderna. Não deve perder a visita. O museu possui um fabuloso conjunto de colecções de arte greco-romana, arte egípcia, arte do Extremo Oriente, arte europeia, artes decorativas e núcleo Lallique. Em local diverso mas não muito distante, encontra o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão que inclui arte portuguesa do século XX e Pop Art britânica. Av. de Berna, 45 (tem outras entradas) Tels. 21 7935131 / 21 7950236. Se pretender aí almoçar e passear nos jardins, pode fazê-lo.

Vá agora em direcção a Benfica. Pelo caminho encontra um dos mais bem organizados Jardins Zoológicos do mundo Tel 21 723 29 20; 2000 espécies de animais, o melhor Delfinário da Europa e muitos outros divertimentos para crianças e adultos.

Algumas dezenas de metros adiante vai encontrar o Palácio Beau Séjour, Estrada de Benfica 368. Aqui funciona o Gabinete de Estudos Olisiponenses (GEO), ou seja, pode saber tudo sobre a cidade. Mas o palácio e o jardim envolvente são pequenas jóias onde apetece descansar, meditar e estudar. Quase em frente, na Quinta dos Loureiros, Bairro Grandella , está a Biblioteca Museu República e Resistência, instalada num edifício de fachada neo-clássica e rematada por simbologia maçónica. Pequeno repositório dedicado à Primeira República e Resistência ao Estado Novo. Estrada de Benfica, 419 Tels. 217742402 / 217901127

Siga depois até ao Palácio Marquês de Fronteira (século XVII), Largo São Domingos de Benfica, onde a beleza dos jardins e o recheio do palácio, com mobília Indo-Portuguesa, quadros e tapeçarias, é algo a não perder.

Agora observe uma Lisboa diferente. Dirija-se para o Campo Grande. Logo no topo norte encontra o hipódromo, a seguir tem o Museu da Cidade que conta, com grande pormenor, a história de Lisboa nas diferentes épocas e a sua evolução nos campos geográfico, arqueológico e etnográfico. Encontra um verdadeiro repositório da história da cidade desde os tempos pré-históricos. Palácio Pimenta - Campo Grande, 245 Tel. 217571725. Mesmo em frente, do outro lado da avenida, tem outro museu. Museu Rafael Bordalo Pinheiro. Bem diverso dos anteriores. A vida e o trabalho do patrono do museu são um hino à imaginação, à inspiração e à caricatura, umas vezes simples, outras imponente de uma sociedade que continua empedernida sobre o entendimento humano. Interessantíssimo museu que abriga uma soberba colecção de cerâmica com o seu particular hiper-naturalismo, os desenhos, as pinturas e as publicações de mestre Bordalo Pinheiro. Campo Grande, 382 Tel. 217590816 .

Aproveite o local para avançar um pouco mais; faça-o de autocarro, nº 1, 3 ou 4, tem-no logo junto ao Museu Bordalo Pinheiro; desça três paragens adiante e visite os museus do Traje e do Teatro, este, no Palácio de Angejas; estão a escassos metros um do outro. No Museu Nacional do Teatro as peças apresentadas pertenceram às gentes do Teatro

e do espectáculo e, por isso mesmo, relacionadas com a sua arte e a sua vida. As manifestações artisticas são aqui frequentes. Palácio do Monteiro-Mor - Estrada do Lumiar, 10 Tel. 217567410. O Museu Nacional do Traje está instalado no belo palácio do Monteiro-Mor que é uma reconstrução do século XVIII com silharia de azulejo e salas pintadas a fresco (género de pintura em parede, coberta de argamassa fresca, sendo as cores diluídas em água de cal). Vários documentos e objectos sobre a história do traje são o suporte para um museu vivo onde se fazem cursos de tecelagem e se encontram exposições permanentes de "Técnicas de Tecelagem e Estampagem Manual". Palácio do Monteiro-Mor - Largo Júlio de Castilho Tel. 217590318.

Regresse de novo ao Campo Grande. Aproveite sempre os autocarros. Tem de um lado o jardim e o lago do mesmo nome e do outro a Cidade Universitária, a Torre do Tombo, a Biblioteca Nacional.

Em Entre Campos, o belo monumento à Guerra Peninsular, com um grupo escultórico onde se destacam as nove figuras que rodeiam a Pátria.

Na transversal, Av. do Brasil fica a saber que ali encontra o famoso Laboratório Nacional de Engenharia Civil, famoso pela competência que os seus técnicos têm demonstrado ao longo dos anos, e o Hospital Psiquiátrico Júlio de Matos.

Na avenida da República tem a Feira Popular, Tel. 21 793 44 35, com imensos divertimentos e um enorme conjunto de restaurantes.

No Campo Pequeno observe a forma elegante da Praça de Touros (1890) com os seus torreões de cúpulas semelhantes às das mesquitas, janelas de cunho árabe e um Museu de Tauromaquia. As touradas realizam-se domingos e quintas feiras, desde o domingo de Páscoa até meados de Outono. O jardim envolvente, além dos canteiros sempre bem tratados, tem árvores imponentes com jacarandás, choupos-negros, plátanos. Muito perto da praça encontra-se a Biblioteca Municipal instalada no Palácio Galveias, magnifica construção seiscentista onde sobressaem os azulejos de Bordalo Pinheiro, os bustos dos reis, os nichos renascença e os mármores embutidos.

Mesmo ao lado fica o imponente edíficio da Caixa Geral dos Depósitos onde se encontra a Culturgest, espaço destinado ao Teatro, à música, a galeria de arte e a sala de exposições. Voltando a subir a Avenida da República, chega ao Saldanha com a estátua do Duque do mesmo nome.

Aqui, aproveite para descansar e relembrar tudo quanto viu, ao som da música de um piano no Atrium do Saldanha.

Página anterior - Página principal - 18 - Página seguinte