Que desejamos mais se conseguirmos unir este sangue, altamente enriquecido, com a própria natureza e o soubermos beber com moderação?

Beber saudavelmente vinho é bom. Beber saudavelmente vinho medicinal é ainda melhor. Nos países nórdicos encomendam-se os mortos, bebendo-se à sua saúde. O espírito do vinho acompanha-os pela eternidade dos séculos.

A eternidade foi assim a mais saudável bebedeira que o homem inventou para se penitenciar dos erros cometidos neste mundo.

ADVERTÊNCIA

Apesar do ditado afirmar: "três coisas modificam o homem; a mulher, o estudo e o vinho". Estes vinhos podem ser bebidos tanto por homens como por mulheres a partir dos 18 anos. Não é aconselhável que os jovens bebam qualquer espécie de vinho até esta idade, mesmo que, para lhes dar riqueza e saúde à data do nascimento, tenham sido banhados em água morna, vinho do Porto e uma moeda em ouro, como acontece em algumas regiões do Brasil.

Vinho é vinho. Apesar de conter 70% de água, tal como o corpo humano, contém ainda entre 7 a 15% de álcool e os pais, tutores e professores devem pôr de sobreaviso os jovens para os seus inconvenientes. Também, por isso, não aconselhamos os vinhos medicinais antes dos 18 anos.

VINHOS MEDICINAIS

NOTA: Os vinhos devem ficar sempre em garrafas ou frascos bem rolhados e bebidos à temperatura ambiente. Enquanto o vinho tiver as plantas deve agitar todos os dias o preparado, depois filtre, deixe em repouso e pode começar o tratamento.

Por vezes indico mais do que uma receita. Nem sempre o sabor de algumas plantas tem o paladar mais apetecível ou se encontram com facilidade no mercado dietético.

Alguns preparados devem ser compostos com plantas frescas. A maioria são feitos com plantas secas.

No final do livro há uma listagem de casas de produtos naturais onde encontrará todas ou quase todas as plantas devidamente embaladas para fazer os respectivos chás. Neste caso... "chá" de parreira. O liquido empregue é o néctar sagrado que os deuses utilizavam para as suas libações e divagações. A pinga tem de ser cinco estrelas. As ervas não se contentam com vinho a pataco.

Vamos então saber como podemos debelar os males com remédios tão pouco ortodoxos.

ÁCIDO ÚRICO

Macere em 1 litro de vinho tinto, durante 8 dias, 20 g de vidoeiro (betula pubescens) e 20 g de freixo (fraxinus excelsior). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

AMIGDALITE

Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 20 g de madressilva (lonicera capritolium) e 20 g de folhas de eucalipto (eucalyptus globulus). Agite todos os dias. Filtre. Gargareje 3 vezes por dia. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

ANEMIA

Coloque 30 g de flores secas de acácia bastarda (robinia pseudoacacia) num recipiente de vidro. Deite-lhe por cima 1 litro de vinho do Porto aquecido em banho-maria. Deixe macerar durante 2 dias. Agite. Filtre. Tome durante 10 dias, 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

Aqueça em banho-maria, durante 45 minutos, 30 g de flores e folhas de erva-cidreira (melissa officinalis) em 1 vinho do Porto. Macere durante 24 horas. Agite. Filtre. Tome 1 colher de sopa 10 minutos antes do almoço e 2 antes do jantar durante 15 dias.

Deixe macerar, durante 10 dias 40 g de raízes secas de Genciana (gentiana lutea) em 1 litro de vinho branco. Filtre. No final deste tempo bata 1 ovo com 4 colheres de sopa de açúcar e junte-lhe 1 copo deste vinho. Beba só meio copo à hora do almoço e outro meio à hora do jantar. Tanto num momento como no outro mexa bem o conteúdo.

Faça uma gemada com bastante açúcar num copo médio, encha-o com bom vinho branco. Beba vagarosamente.

APETITE

Ponha 40 g de folhas e raízes de cardo santo (cnicus benedictus) ou só sumidades floridas colocadas num recipiente. Deite-lhes por cima 1 litro de vinho do Porto aquecido em banho-maria. Deixe macerar durante 2 dias. Agite. Filtre. Tome, durante 7 dias, 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

Deite 1 litro de vinho do Porto depois de aquecido em banho-maria sobre 50 g de fel de terra (centaurea-menor). Macere durante 2 dias. Agite. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 1 antes do jantar.

Macere, durante 5 dias, em 1 litro de vinho Porto, 40 g de sumidades floridas de artemisia (artemisia vulgaris). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa 10 minutos antes do almoço e 2 antes do jantar.

Macere, durante 3 dias em 1 litro de vinho do Porto, 50 g de flores de macela (anthemis nobilis). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa 10 minutos antes do almoço e 2 antes do jantar.

Deixe macerar, durante 10 dias 40 g de raizes secas de Genciana (gentiana lutea) em 1 litro de vinho branco. Filtre. No final deste tempo bata 1 ovo com 4 colheres de sopa de açúcar e junte-lhe 1 copo deste vinho. Beba só meio copo à hora do almoço e outro meio à hora do jantar. Tanto num momento como no outro mexa bem o conteúdo.

Página inicial - 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11