
LISBOA
Século XXI
Editora: Cunha Simões
Número de páginas: 144
Ano de edição: 2000
Preço de capa: 15€
Pequeno excerto do livro
Lisboa século XXI
Lisboa é a síntese perfeita de Portugal. Nenhuma outra cidade expressa com tanta naturalidade o espírito do povo. É a aldeia grande onde os portugueses, das outras terras, trabalham e se misturam com gente das mais variadas cores e proveniências.
Invadida por povos do norte da Europa, do Norte de África e Asiáticos, Lisboa ganhou a sabedoria da convivência e da fraternidade. Das suas praias partiram caravelas a descobrir o amor nas terras desconhecidas que o mar escondia com lendas de medo e de terror. Estes desafios excitam os portugueses. Por amor é um cordeiro. Maltratado é um leão enfurecido e imprudente.
Durante séculos, Lisboa foi conquistando as terras inundadas pelo estuário do Tejo que vivia, preguiçosamente, espraiado por toda a zona da Baixa e Martim Moniz.
Quando da conquista, em 1147, o rio Valverde era ainda o fertilizador dos campos que o marginavam. Todos estes braços de água vão praticamente desaparecer com o terramoto. D. Maria I acabou por mandar aterrar toda uma praia para aí erguer residência. Ainda hoje as ruelas com nomes de Boqueirões (v.g. Boqueirão da Galé) nos lembram os lugares por onde as linhas de água se encaminhavam para o mar.
Em 1147, Lisboa tornou-se portuguesa, em 1255 foi elevada a capital do reino.