Página principal
Se estudares a tua vida vai ser boa porque os teus conhecimentos te protegem dos azares.
Azar tem aquele que não estuda. Na idade adulta tem de se sujeitar aos piores serviços, e aos trabalhos mais mal pagos.
Não vás na conversa daqueles que tentam desviar-te do estudo dizendo: "que não vale a pena, que não há empregos, que tanto ganha os que estudam como os que não estudam". Não acredites. Ou ele se sente um frustrado, um incapaz e quer que tu sejas como ele ou é inconsciente. Ao pensar assim pode vir a ser um falhado. Tem todas as condições para o conseguir. E o que é que acontece a um falhado? Anda todo o resto da vida a lamentar-se. "Que não ganha o suficiente, que o patrão é um malandro, que o Governo não presta". Arranja sempre desculpas para culpabilizar o outro. Afinal a culpa é toda dele porque não estudou.
Estes alunos inconscientes, às vezes recuperam, se os colegas estudam e não lhes fazem as vontades. Se estudares, e mostrares que não queres ser um verbo-de-encher, podes estimular os outros a fazer o mesmo.
Tu não és como os cães e os gatos a quem têm de dar comida durante toda a vida e não ficam na história. Tu, se estudares, podes ficar na história ou seja, libertares-te da Lei da Morte, sendo o melhor, tendo ideias que outros não têm, como por exemplo, descobrindo curas para doenças que ainda ninguém conseguiu debelar, construindo edifícios originais, funcionais e com poupança de terreno. Revolucionando o campo da biologia, da genética, dos produtos energéticos. Podes governar uma povoação ou até o teu País, de maneira que o consigas fazer próspero, e felizes todos os habitantes. Mas só consegues isso se estudares.
Escrevi aqui umas ideias para que tu sejas um bom estudante, um bom aluno, o melhor entre os melhores e quando fores adulto não sintas quaisquer dificuldades na vida. Claro que não conto como dificuldade, o trabalho. O trabalho, a invenção, a descoberta são prazeres que nos levam a saborear a vida e a desejar vivê-la.
Vê se aquilo que sugiro, nas próximas páginas, te pode ajudar. Faço o memorando, como quem faz uma agenda diária, que nos lembra o que de mais importante temos para fazer. Desse modo perdemos menos tempo e nunca deixamos nada para trás.
Se tiveres alguma ideia para eu tirar ou acrescentar manda-me um e-mail e na próxima edição farei o que tu dizes se acreditar que o que dizes está certo. Garanto-te que corrijo ou acrescento se tiveres razão.
Lê, com atenção as linhas seguintes e vê se consegues fazer do teu País o mais considerado em todo o mundo e os teus concidadãos os mais agradecidos por teres estudado e desenvolvido a tua inteligência, os teus conhecimentos e procedimentos. A RTP2 tem alguns programas que te podem ajudar. Verifica se vale a pena.
Portugal apontará o teu exemplo e tentará fazer de cada português alguém como tu.
Página principal