Página principal

Um dos portugueses, mais bem sucedidos, do nosso século, é o Engenheiro José Pinto dos Santos que não se cansa de dizer que, para termos sucesso, é preciso ter orgulho naquilo que fazemos. Ele acredita firmemente na capacidade dos portugueses.
Hoje o desenvolvimento técnico é fabubuloso e o Governo Português acredita fortemente na inovação e na aptidão dos jovens.
Na Póvoa de Varzim foi inaugurada a primeira plataforma do mundo com capacidade para produzir electricidade, a partir da energia das ondas do mar.O Estado esforça-se para fazer o melhor. Mas sem tu quereres, sem te esforçares um pouco, tudo se torna mais complicado. Vê como os teus colegas Ana Beatriz Moreira, da escola de Arouca, Vasco Sá Pinto e Sérgio Almeida, da escola secundária Júlio Dinis, de Ovar venceram o "Prémio do Clima" atribuído pelo Governo Dinamarquês a projectos sobre alterações climáticas e apresentados ao "Concurso Europeu de jovens Cientistas".
Vives um tempo espantoso. Tens de o saber aproveitar. O Governo dá-te todo o apoio, fornece-te computadores, ajuda as escolas a encontrar formas para superar as dificuldades. Ele quer que todas as escolas tenham bons professores e bons alunos.
A Escola Secundária Manuel da Fonseca, de Santiago de Cacém foi premiada por ter passado de uma escola insuficiente para uma escola onde as notas e o valor dos alunos a fizeram subir 307 posições na classificação nacional.
E o que dizer da escola secundária Serafim Leite, de São João da Madeira, onde o Plano Tecnológico da Educação dá aos alunos a possibilidade de a colocarem ao lado das melhores escolas de todo o mundo?
Só quem estuda, compara e se interessa pelo conhecimento aumenta a sua inteligência.
Antigamente fazia-se tudo empiricamente, quase por acaso.
Nos últimos sessenta anos, o mundo avançou muito mais do que nos seis mil anteriores.
É fundamental saber falar e escrever um português bem estruturado para compreender as perguntas ou as ideias das pessoas com quem contactamos.
A professora Adelina Moura da Escola Carlos Amarante, em Braga, como não tem a escola equipada como a de São João da Madeira, utiliza o computador e o telemóvel para incentivar os alunos ao estudo e fazer deles os melhores e os mais competentes quando entrarem no mundo do trabalho.
São estes exemplos de força, de dedicação, e vontade de fazer progredir o mundo, através do conhecimento, que nos enchem de orgulho.
É certo que não podes aprender tudo de uma só vez. O estudo está programado por fases. Vais subindo aos poucos para te sobrar tempo para pensar em outros assuntos e te divertires.

Página principal