Página principal

Os melhores estudantes e aqueles que têm mais sucesso são os que sabem de matemática.
O Pedro Louçano, estudava na Escola Secundária Aurélia de Sousa no Porto, tinha sempre 19 e 20 a matemática. Agora é aluno da Faculdade de Medicina do Porto. Ele dá uma explicação para a falta de interesse sobre esta disciplina. O insucesso escolar na disciplina de matemática deve-se ao facto de os alunos considerarem a disciplina maçadora, mas isso é fruto da circunstância dos professores insistirem em matérias que os alunos percebem rapidamente e gastarem pouco tempo com assuntos mais difíceis.
Para contrariar esta ocorrência os professores deveriam fazer um estudo sobre os assuntos que merecem mais atenção e os assuntos que merecem menos atenção.
Outra medida que deveria ser tomada seria o aumento do número de aulas de matemática. Pensa que duas aulas semanais não são suficientes. E acrescenta: para tornar as aulas mais atractivas, os professores deveriam dar mais aulas práticas, dando aos alunos exercícios para resolver e mandando-os ao quadro corrigir os exercícios.
Termina dizendo: seria essencial haver trabalhos de casa para os alunos saberem onde têm mais dúvidas. Isto até ao 9º ano. No secundário já é diferente. Ele diz que o problema no secundário é mesmo a falta de estudo dos alunos. Os alunos, no secundário, precisam de acompanhar a matéria que vai sendo dada regularmente. Os alunos não podem ficar com dúvidas de umas aulas para as outras. Os bons alunos em matemática têm sempre a matéria em dia. Eles fazem muitos exercícios sozinhos em casa.
O Pedro acha que a matemática é uma disciplina que lhe abre todas as portas. A sua capacidade de raciocínio aumentou tanto que ele é bom em todas as disciplinas.
A revista Única do jornal "Expresso" de 2 de Abril de 2011 traz o nome de vários jovens de sucesso e que ainda têm muitos anos pela frente antes de acabarem a faculdade. A Guida Miranda quer ser pintora. O Miguel Martins dos Santos, da Escola Secundária de Alcanena, participou em Amesterdão, Holanda, nas Olímpiadas Internacionais de Matemática, em Julho, e obteve a medalha de ouro. A Alexandra Choom é uma ginasta da excepção, mas pensa fazer um curso de Gestão. O André Gaio Pereira ganhou em 2010 o Prémio de jovens músicos de violino. O Xavier de Sousa Rodrigues é aluno de 20 a Física e bate-se com denodo nas Olímpiadas Internacionais. O que é que eles fazem para serem muito bons? Prestam atenção aos estudos, mas não deixam de se divertir. São jovens como tu.
Todos os professores querem que os seus alunos sejam os mais inteligentes e os melhores do mundo. Os professores são uma escada. Os alunos têm de a subir e, quando chegarem a adultos, serem melhores que os seus próprios professores. Desse modo o mundo avança.

Página principal