A importância do estudo
no teu futuro

 

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO


O estudo é o prazer de conhecer o que está à nossa volta, de saber mais, de compreender melhor o mundo. O Presidente da República, Cavaco Silva, disse: "A Escola deu-me tudo", ou seja, ele não seria o que é hoje se não fosse a escola.
A vida é tanto mais fácil quanto mais estudares e mais souberes. Se estudares, alcanças o que desejas.
Se não estudares, tudo vai ser mais complicado. Além de ficares sempre dependente de alguém, ganhas seis ou sete vezes menos do que aqueles que tiram cursos.
Quando nos concentramos no que estamos a fazer, aprende-se com muita facilidade.
Os pobres são pobres porque não estudaram. Quem estuda tem sempre maneira de arranjar dinheiro.
A imaginação, a inteligência e a cultura dos que estudam é muito superior à daqueles que só pensam na brincadeira e são preguiçosos. Quem estuda tem muito maior capacidade de raciocínio.
É por isso que tu encontras portugueses, em cargos muito complicados, fora de Portugal, mas eles resolvem-nos com facilidade porque estudaram. Do mesmo modo encontras empresas portuguesas que são líderes mundiais. Vou-te dar exemplos.
João Damas é um dos catorze Guardiões da Internet no mundo. Ele garante a segurança e a gestão do DNS (Domain Name System). Rosário Costa, dirige na Dinamarca uma equipa de design para imaginar aquelas maravilhosas peças da LEGO. Rosário foi das Caldas da Rainha para a Dinamarca através do programa Erasmus para aí continuar os estudos. As suas capacidades form notadas e acabou por ficar no país.
Em Portugal, há tempos, Nicolau Santos, fez uma lista onde somos muito bons, dela respigo só algumas das empresas citadas:
Portugal é líder mundial no sector da energia renovável. É líder mundial de tecnologia de transformadores de energia. É o 4º maior produtor de energia eólica do mundo. Inventou o primeiro anti-epiléptico de raiz portuguesa (BIAL). Tem uma das maiores empresas Ibéricas na informatização de farmácias (GLINT). É líder mundial em software de identificação (N DRIVE). Tem uma empresa que corrige e detecta as falhas do sistema informático da NASA (CRITICAL). É líder mundial na aplicação de implantes imediatos e próteses fixas para desdentados totais. É líder mundial no transplante do fígado e em 2º lugar no transplante de rins.
Ouve agora o Pedro Louçano.
Pedro Louçano, garante que aqueles que estudam sabem usar a inteligência. Os que não estudam podem ter imaginação, inteligência, mas não aprenderam a usar as suas capacidades.
A jornalista Céu Neves, do D.N, entrevistou vários alunos do Leste da Europa. Todos eles dizem que reprovar é uma vergonha. Os alunos são muito trabalhadores e disciplinados. Tatiana Rostov afirma: "na Rússia, os alunos levam a escola mais a sério. Os pais dizem que a escola é o mais importante da nossa vida. Somos mais aplicados, os professores mais exigentes e a educação mais rígida. O resultado dessa forma de estar é que nunca se chumba."

Página principal